Segue abaixo algumas dicas importantes para quem tem compulsão alimentar:
👉Aprenda a se conectar com sua fome e saciedade: Comer de 3 em 3 horas quando não se está com fome, só atrapalha sua real conexão. Observe a diferença entre os sintomas do seu estômago cheio e vazio.
👉Procure ingerir alimentos naturais ricos em fibras e proteínas, que fornecem saciedade. Evite os processados que alimentam e saciam muito pouco.
👉Beba água: Muitas vezes temos dificuldade em diferenciar se estamos com fome ou apenas sede.
👉Não faça dieta restritiva. Procure uma nutricionista especializada que trabalhe com ferramentas de compulsão alimentar. Você precisa se relacionar bem com o alimento, diferenciar fome e desejo de comer e não de mais uma dieta. Muitas vezes um plano alimentar, contagem de calorias, balança, dieta, só pioram a situação.
👉Entenda o gatilho que causa sua compulsão: Todo comportamento vem de um sentimento, causado por um pensamento sobre algum fato que aconteceu. Tente observar o que você está sentindo e o porque desse sentimento.
👉Pratique atividade física: o exercício além de melhorar metabolismo e massa muscular, ajuda a produção de neurotransmissores, precursores de hormônios como a serotonina, que fornece sensação de bem estar, por exemplo.
👉Fazer terapia é muito bom para o autoconhecimento. Muitas vezes ela é fundamental no tratamento. Conto com esse trabalho em equipe principalmente nos transtornos alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário